top of page
FUNDO COURO PRETO.jpg

Consultoria e Terceirização
da Gestão de Tesouraria

_edited.jpg

IMETODOLOGIA 
15 PILARES DO DESENVOLVIMENTO
ESTRATÉGICO DE OTIMIZAÇÃO FINANCEIRA

A metodologia que empregamos em nossas agências e nos seus clientes FULL SERVICE é simples e direta: gerir o caixa da sua empresa como se ela fosse um BANCO, privilegiando a manutenção da liquidez e o Giro sobre Ativos, nosso KPI preferido.

tauri relevo.png

AÇÃO 1 
Realize uma Due Diligence Estratégica

Conduza uma due diligence estratégica rigorosa e imparcial (aja rapidamente), criando uma base objetiva de fatos sobre o negócio e do setor em que ela está inserida. Ele deve incluir (i) Análise de demanda derivada (quais são as verdadeiras motivações subjacentes, como elas estão mudando e como afetarão a demanda?); (ii) Análise de clientes (o que farão os clientes desta empresa?); (iii) Análise competitiva (o que os concorrentes estão fazendo e como estão se posicionando em relação ao negócios); (iv) Análise Ambiental (existem questões ou tendências tecnológicas, de regulamentação ou outras que podem afetar o desempenho futuro positiva ou negativamente? e (v) Análise microeconômica (Como este negócio realmente ganha dinheiro e onde?). Por fim, elabore o Mindmap do Fluxo Financeiro intercompany

AÇÃO 2 
Defina o Potencial Máximo do Negócio

Determine o potencial máximo do negócio (até quanto o fluxo de caixa pode crescer?) e quanto ele pode valer entre 3 a 5 anos, focando no médio prazo, como fazem as firmas de Private Equity e mapeia a base de dados que sustentam este racional. Estabeleça a meta do VALOR PATRIMONIAL fixando este valor-alvo para o patrimônio da empresa dentro este prazo. Isso dá uma forte compreensão sobre o valor agragado que está sendo construído.

AÇÃO 3
Trace o Plano

Pense «como vamos produzir resultados?» e identifique as poucas iniciativas-chave cruciais que devem ser enfatizadas para atingir este potencial máximo. As áreas que merecem atenção e investimentos sistemáticos de curto e médio prazo para garantir o retorno mais alto neste espaço de tempo de 3 a 5 anos e de como cada real investido retornará com vários múltiplos. Quais recursos (dinheiro, tempo e pessoas) serão necessários e onde serão obtidos? E deixe bem claro no plano o que a empresa «não fará». Este processo ajuda a assegurar que o negócio não perderá tempo, dinheiro ou capacidade gerencial nas questões erradas. A disciplina de não fazer determinadas coisas pode preservar um enorme valor. Molde a organização em torno do plano, combine os talentos às iniciativas -chave e faça alguém ser «dono» de cada atividade.

AÇÃO 4 
Instale o Comitê Gestor de Caixa

Instale um grupo multidisciplinar que tem como objetivo garantir a manutenção do caixa,  dar suporte em renegociações de contratos existentes e revisar normas, políticas e regras para desembolsos de recursos. Esta ferramenta de gestão ajuda a criar uma cultura de austeridade nos gastos. Direcionado a empresas, com ou sem pressão no caixa, que necessitem desenvolver e disseminar uma cultura de preservação de caixa. 

AÇÃO 5 
Implante o Five Years Plan

Construa o DRE projetado na forma de um fluxo de caixa semanal para os próximos 5 anos. Acostume a administração da empresa a gerir o caixa no dia a dia mas com um olho no planejamento de longo prazo, antecipando-se às obrigações futuras e eventuais gaps de liquidez.

AÇÃO 6 
Implante a Orçamentação Trimestral

Utilize com frequência o relatório de fluxo de caixa para fazer o Budget Trimestral para levantamento das necessidades futuras de capital de giro, semana a semana. Quanto mais cedo você se preparar para o cumprimento de obrigações a pagar e receber, mais tempo terá para se preparar/aproveitar o capital de giro.

AÇÃO 8 
Faça a Gestão Financeira do Supply Chain

É uma prática comum de grandes empresas consolidar a maior parte de suas encomendas com poucos fornecedores primários, mantendo alguns outros como fontes alternativas. Centralize/consolide o processo de compra para lidar com fornecedores mais estratégicos para poder negociar melhores condições de pagamento (para pagar somente depois que você for pago pelo seu cliente, por exemplo).

AÇÃO 9 
Faça uma Gestão Financeira dos Estoques

Gerencie seu estoque de forma eficiente. Manter níveis desnecessários de estoque mínimo e máximo pode ser um grande diferencial na gestão de capital de giro de uma empresa. Cheque regularmente seu estoque, analisando receitas e vendas dos produtos individuais, e decida o que deve ser colocado em estoque ou posto a venda.

AÇÃO 7 
Adote KPI´s de controle

A gestão de caixa deve ser um processo ativo, ligado às melhorias no trabalho. Utilize uma matriz de indicadores de desempenho de capital de giro em todo o negócio, indo do nível generalista até ao nível operacional, passando pelos indicadores específicos. Nosso preferido é o GIRO DO ATIVO que  tem como uma de suas principais funções a de mostrar para a empresa como os seus ativos têm sido utilizados ao longo do exercício para gerar riqueza para a organização.

AÇÃO 10 
Aplique o Enfoque Analítico do Fluxo

Invista em sistemas para automatizar o relatório de desempenho do capital de giro. Em lugar de ficar simplesmente construindo relatórios, utilize melhor seu tempo para avaliar e se aprofundar nas informações, chegando às causas profundas, e procurando resolver rapidamente os problemas.

AÇÃO 11
Implante uma Cobrança Eficaz

Gerencie o processo de pagamento de forma mais eficaz. Certificar faturas precisas é uma medida-chave de desempenho para o faturamento de contas a receber.

AÇÃO 12 
Implante Políticas de Caixa

 Implante e reveja periodicamente suas políticas de caixa. As condições de negócios externas e as capacidades de desempenho interno variam muito, o que requer revisão periódica e atualização de políticas fundamentais de condução de caixa e de capital de giro.

AÇÃO 13 
Faça o Patrimônio Líquido trabalhar

Adote a alavancagem na estrutura de capitais, de preferência na proporção de 30/70, de percentual de capital próprio e de terceiros. E administre agressivamente o capital (de giro, CAPEX e imobilizado), otimizando o balanço patrimonial. Concentre na geração de caixa (EBITDA) e no giro sobre ativos. Gerencie agressivamente outros ativos do balanço patrimonial como (i) Equipamentos/instalações improdutivas; (ii) Negócios/divisões que apresentam baixo desempenho ou valem mais para os outros do que para a empresa e (iii) ativos imobilizados tradicionais convertidos em fonte de financiamento

AÇÃO 14 
Faça a sua tesouraria render 

Explore e otimize as receitas não operacionais utilizando as sobras de caixa com uma gestão eficaz da tesouraria.

AÇÃO  15
Reveja a Modelagem de Negócio

Pense além e reavalie o modelo de negócio periodicamente. O modelo de negócios pode precisar ser avaliado e atualizado, em áreas como: tipo e termos de contrato com o cliente, terceirização de processos de negócio, alienações ou aquisições, reestruturação da cadeia de suprimentos, ou mesmo uma nova parceria ou contratos de joint venture

61.jpg

TERCEIRIZAÇÃO

Sistema de gestão de tesouraria de ponta a ponta

Nossos especialistas podem ajudá-lo a superar esses desafios, alcançar seus objetivos e garantir o futuro da função a longo prazo. A nossa equipe de profissionais é especialista em áreas especializadas da tesouraria, beneficiando de experiência nos mais diversos setores e cenários. Além disso, o tamanho de nossa equipe oferece continuidade automática e planejamento sucessório. 

 

Podemos ajudá-lo a satisfazer a pressão para manter as equipes internas enxutas e focadas nas áreas às quais agregam mais valor e desfrutam mais. 

 

E de quebra podemos ajudá-lo a acessar os melhores aplicativos de tesouraria e TMS, personalizando soluções para você e garantindo que você mantenha os direitos de tomada de decisão.

22.png
62.jpg
63.jpg

GESTÃO DE TESOURARIA

Nossos serviços terceirizados incluem:

RECEPÇÃO
Fornecemos gestão de caixa, agrupamento de caixa, fixação de taxas de juros, previsão de liquidez e avaliações de requisitos.

 

SERVIÇOS DE MIDDLE-OFFICE
Estamos à disposição para fornecer funções de área meio em grande escala, relatórios de desempenho e clientes, bem como a mitigação de riscos operacionais, regulatórios e financeiros.

 

BACK OFFICE
Nossos especialistas processarão confirmações, pagamentos, reconciliações de caixa, administrarão pools de caixa e executarão contratos de empréstimo.

23.png

DOWNLOAD
Clique na imagem para fazer o download em PDF da apresentação Gestão Terceirizada de Tesouraria

21.png
bottom of page